top of page
Mais Notícias
Destaques

Comentário ao Evangelho do 5º Domingo da Páscoa (Jo 13,31-35) - 24/04/16

  • Diocese de Divinópolis
  • 23 de abr. de 2016
  • 2 min de leitura


31Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele.

32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. 33Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco.

34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.

35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”.


— Palavra da Salvação. — Glória a vós, Senhor.


Comentário do Padre Guilherme


Esta passagem inicia com uma ideia de contraste: Entre a saída de Judas, que se afastou para


concretizar seu plano de entregar Jesus àqueles que O perseguiam e a reação da graça divina a esse ato traiçoeiro e covarde. Diante do ato indigno do discípulo traidor, Deus realizou um bem infinitamente maior.

Se de um lado está a covardia de Judas, que não compreendeu o amor divino anunciado, do outro está Jesus fiel até o fim. O Filho do Homem mostrou a glória de Deus pela determinação e convicção. O Criador foi glorificado no sacrifício. Jesus apresentou um Deus pelo qual vale a pena se entregar. Em quem se pode depositar confiança e esperança total. Tanto que Ele é capaz de apostar nisso o que tem de mais precioso: Sua própria vida.

O convite do mandamento novo é o de entrar na dinâmica de uma vivência amorosa totalmente nova. Um amor que se abre e vai ao encontro do semelhante. A fé que Jesus ensinou só pode ocorrer de forma comunitária. Fora disso não se pode falar em Igreja, cujo significado mesmo é o de assembleia, grupo de pessoas unidas pela fé.

O desafio que Jesus propõe através de Seu novo preceito religioso é o de colocar nossa vida em relação à dos semelhantes, amando a todos. Essa uma das características mais marcantes da atividade dos primeiros cristãos. E que levava as outras pessoas a se sentirem atraídas por esse jeito novo de viver a fé. O testemunho do amor que os seguidores de Jesus manifestavam fazia surgir em quem os observava uma vontade de conhecer esse Mestre, de conhecer o que Ele havia ensinado e colocar em prática esses ensinamentos.

Muitas pessoas que se deparavam com os primeiros cristãos costumavam dizer: “Vejam como eles se amam!” O testemunho do amor era a maior evangelização. Hoje, tanto tempo depois, precisamos nos preocupar com nosso jeito de viver a fé. Será que os cristãos de hoje despertam admiração nas pessoas que ainda não foram evangelizadas ou que andam afastadas de Deus? Vivemos e agimos com nossos semelhantes de forma a deixar se realizar e transparecer o amor de Jesus?


Padre Guilherme da Silveira Machado é administrador paroquial na Paróquia de São Sebastião, em Leandro Ferreira. Apresenta os programas Caminhada na Fé, toda sexta-feira, às 14 horas, na Rádio Divinópolis AM 720 e Momento Mariano, aos domingos, ao meio-dia, na Rádio Santana FM 96,9.

Comments


NOTÍCIAS

"caminhando com Maria ao encontro de Jesus"
Arquivo
Tags
Redes Sociais
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page