Papa Francisco inicia visita a Cuba e Estados Unidos
- Redação A12. , 19 de Setembro de 2015 às 07h00.
- 21 de set. de 2015
- 2 min de leitura

Papa Francisco parte de Roma, neste sábado (19), rumo à Havana, capital de Cuba. A viagem apostólica de quatro dias inclui a celebração do centenário da declaração da Virgem da Caridade do Cobre como padroeira do país, momentos com bispos, jovens, famílias e um possível encontro com Fidel Castro. Essa é a primeira visita de Francisco ao país.
A chegada do Papa está marcada para as 16h00 locais, no Aeroporto Internacional de Havana, onde acontece a cerimônia de boas-vindas. A agenda papal reinicia no domingo (20) com a Santa Missa na Praça da Revolução, antes de se encontrar de forma privada com Raul Castro, presidente cubano.
Durante a celebração eucarística, o Papa oferecerá a Primeira Comunhão a cinco crianças, um gesto que simboliza o “crescimento” da Igreja Católica, segundo o diretor da sala de imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi.
A agenda de domingo inclui ainda uma oração com membros do clero e religiosos, bem como uma saudação aos jovens no Centro Cultural Padre Félix Varela.
Na segunda-feira (21) Francisco vai visitar a localidade de Holguín, para celebrar a Missa na Praça da Revolução local e abençoar a cidade. Esta é uma novidade face às visitas de São João Paulo II (1998) e Bento XVI (2012), os primeiros Papas a pisar no solo cubano.
A agenda segue com o encontro com bispos, no Seminário São Basílio Magno, em Santiago, e depois uma oração na Basílica Menor do Santuário da Virgem da Caridade do Cobre.
Na terça-feira (22), o Papa continua em Santiago, e pela manhã preside a Santa Missa no mesmo Santuário, onde irá assinalar o 100º aniversário da declaração da Virgem da Caridade do Cobre como padroeira do país. Em seguida, o Papa encontrará famílias cubanas, na Catedral Nossa Senhora da Assunção, na mesma cidade.
Às 11h00 locais, o Papa finaliza a viagem com uma bênção especial em frente da Catedral e segue para a despedida no aeroporto. A chegada aos Estados Unidos da América está prevista para as 16h00 locais. Em terras norteamericanas, Francisco permanece até o dia 27 deste mês. A longa programação prevê 26 intervenções e sete voos.
Segundo as estatísticas da Santa Sé, existem mais de 6,7 milhões de católicos em Cuba, correspondendo a 60,5% da população total da ilha.
Fonte: Agência Ecclesia e Rádio Vaticano.
Comments